expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 1 de abril de 2013

As mentiras no Dia das Mentiras



Estas estatísticas, que não sei se são comprovadas ou um mero exercício de probabilidade, são de extrema importância e oportuna num dia como hoje, 1 de Abril, Dia das Mentiras.
A verdade é que ninguém precisa de uma data que autorize as mentiras. Todos fazemos uso deste recurso. Seja por piedade, para não magoar alguém. Seja por interesse próprio, para desviar as atenções da verdade que escondemos. Seja por comodismo, pois às vezes é mais fácil usar uma mentira rápida do que explicar uma longa verdade.
 
É nesta última categoria que acho que se encontra a dita mentira mais comum: "Estou bem".
De facto, acho que todos nós, em algum momento ou com determinadas pessoas, já o fizemos.
E nem acho que seja assim tão mau. Às vezes é uma questão de amor próprio e de nos defendermos de quem não nos quer bem. Quando "estamos bem" somos alvos menos fáceis de atingir do que se expormos claramente e a todos os nossos maus momentos ou as nossas fragilidades.
 
O problema é quando esta mentira comum se torna diária e continuada. Torna-se numa máscara que se usa para esconder tudo o que nos magoa, tudo o que nos atormenta. Muitas vezes é assim que se esconde uma depressão. E é por isso que é preciso estarmos atentos aos que amamos. Para percebermos a diferença entre um "Estou bem" sincero e o outro de mentira e engano. É certo que em casos sérios não podemos fazer muito se a pessoa não quiser ser ajudada. Mas muitas vezes a falta de atenção que essas pessoas sentem por parte dos que os rodeiam alimenta ainda mais a depressão e o isolamento. Ao passo que sentir que alguém percebe que não estão assim tão bem, que os conhece e se preocupa de verdade é sempre um incentivo a sair do buraco negro que essa doença é.

Mas hoje é dia de aproveitar que, como no Carnaval, ninguém leva a mal.
E olha que a malta está inspirada este ano. Até a Olá veio anunciar que não irá vender mais Cornetos.
Só mesmo os muito distraídos para acreditarem...

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter