expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 14 de março de 2017

Livros físicos vs eBooks



Este novo ano tem-me apanhado com algum (muito) défice de leitura. A verdade é que o tempo, e o dinheiro, não dá para tudo e não me tem sido possível debruçar sobre novos livros, coisa que tanto gosto de fazer e aqui partilhar. 

Já vamos em Março e limitei-me a escrever sobre apenas um livro, o Mors tua, vita mea, da Vanessa Santos. Enquanto não actualizo esta minha falha, decidi trazer até cá um tema muito discutido entre todos os amantes de ler. 

O que é melhor? Ler em papel ou num aparelho electrónico? É assunto para inspirar discussões épicas, como acontece sempre que alguém discute assuntos que apaixonam. O meu objectivo não é esse. Apenas partilhar contigo a minha opinião sobre este tema, até porque já me foi pedido algumas vezes e tenho vindo a adiar. 

Se vamos analisar a questão pelo ponto de vista da qualidade, não existe nada melhor do que segurar um livro nas mãos, sentir o seu cheiro, mergulhar nas suas páginas. Nenhum gadget pode substituir estas sensações. E depois, olhar para a minha estante, ver e poder tocar nos meus meninos é coisa que não tem preço. 

Até ao momento, não me decidi a investir num eReader, precisamente por acreditar que não iria tirar verdadeiro partido dele. Inclusivamente, recebi algumas propostas para escrever opiniões sobre livros de autores estrangeiros, como este e este, no seu formato digital. Contudo, após as minhas experiências de leitura no tablet, preferi esperar um pouco mais, mas receber o livro no seu formato em papel.

No entanto, sou uma pessoa que gosta de tecnologia e não ignoro as grandes vantagens deste tipo de equipamento face aos tradicionais livros físicos. Por exemplo, tenho uma especial predilecção por livros com 500 páginas ou mais, o que se torna complicado para levar na mala e ler nas horas mortas do dia.

Com um eReader esse problema estaria resolvido, pois torna-se possível carregar tantos livros quantos a memória do equipamento permita, sem com isso dar cabo das costas. Outra questão fundamental está relacionada com os custos.

É muito mais económico publicar um livro em formato digital, uma vez que os custos de produção são reduzidos ao mínimo. O que significa que na hora do leitor comprar isso vai-se reflectir no preço. Resumindo, é muito mais barato comprar um eBook do que um livro físico.

Portanto, é normal que se tenham tornado muito apetecíveis nos últimos tempos, sobretudo com a oferta de eReaders a preços variados e acessíveis a todas as carteiras. O que, no meu caso, não são motivos suficientes para se tornarem nos meus favoritos.

Claro que preços baixos deixam qualquer um satisfeitos, mas a verdade é que, como já referi, gosto demasiado dos meus livros para os substituir por versões digitais que não ficam ao alcance dos meus olhos e das minhas mãos.

A outra vantagem, relacionada com o facto de ser mais prático de transportar e ler em qualquer lugar, não é coisa que me faça vacilar e ceder à moda digital. É que sou uma leitora compulsiva que não se sente feliz ao ler umas páginas por dia, enquanto espera pelo autocarro ou pela consulta do médico.

O ideal é ler no conforto da minha cama, antes de dormir, sem grande limitações de tempo. E para isso um eReader não substituí em qualidade os meus queridos livros em papel. E tu? O que preferes? Livros físicos ou eBooks?

4 comentários:

  1. Livros! Sem qualquer sombra de duvida :) nada substitui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, existem prazeres impossíveis de substituir. ;)

      Eliminar
  2. Olá
    Eu amo os livros físicos e sempre vou preferir eles, mas venho notando o quanto é prático ler no celular. Uso o app do Kindle e todos os liros que tenho por lá foram baixados gratuitamente no próprio site. Quero ver se invisto em um eReader mas tenho medo de desanimar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa também é outra vantagem, existir a possibilidade de aceder a livros de forma gratuita. Se achas que vais continuar a ler desta forma, um eReader é um bom investimento :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter