expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Desafio de Cinema (33/52) - Latino-Americano



Eu sei que o blog anda de um modo que eu nem tenho palavras para qualificar. Podia ser modo de cruzeiro ou meio-gás. Ou com um pé nas férias. Enfim, um cenário que tenho tentado (de verdade!) contrariar e que espero conseguir melhorar no decorrer das próximas semanas. Não prometo, mas comprometo-me a colocar todos os meus esforços nesse objectivo. 

Para hoje, teremos mais um filme para o Desafio de Cinema, que tanto tem contribuído para me mostrar ou relembrar a quantidade de bons filmes que existe neste mundo. O tema será um filme Latino-Americano. Coisa difícil, aviso já. Isto porque conheço muito pouco do que se passa nas salas de cinema da América do Sul. Portanto, irei remeter-me para a realidade que conheço um pouco melhor, a brasileira. 

É desta forma que chegamos ao filme desta semana, Tropa de Elite. Um filme que fez um sucesso imenso em Portugal e que nos acordou para a realidade de que no Brasil se faz mais coisas para além das novelas. Um filme que fala de violência, corrupção e de tudo o que só existia na nossa imaginação. E como, mais uma vez, a realidade supera essa mesma imaginação. 

Conhecias este filme? Que outros filmes Latino-Americanos me sugeres?

Sinopse
Rio de Janeiro, 1977. Nascimento, capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipas que tem como missão "apaziguar" o Morro do Turano por um motivo que este considera insensato. Mas Nascimento tem que cumprir as ordens enquanto procura um substituto. 

A sua mulher, Rosane, está no final da gravidez e todos os dias lhe pede para sair da linha de frente do batalhão. Pressionado, o capitão sente os efeitos do stress e é neste clima que é chamado para mais uma emergência no Morro. No meio de um tiroteio numa festa de funk, Nascimento e a sua equipa têm de resgatar dois aspirantes a oficiais da PM: Neto e Macias. Ansiosos por entrar em acção e impressionados  com a eficiência dos seus salvadores, os dois candidatam-se ao curso da formação da Tropa de Elite.

Um dos maiores sucessos de bilheteira do Brasil, Tropa de Elite foi consagrado no Festival de Cinema de Berlim com o Urso de Ouro para Melhor Filme. 


Acompanha o Desafio de Cinema - 52 Filmes em 52 Semanas e vê os próximos temas.

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter