expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

#Livros - A Carta Proibida, de Lisa T. Bergren



Sinopse
O ano é 1339 e um segredo com meio milénio está prestes a ser exposto. Séculos antes, a Igreja compilou as cartas escritas por Paulo com outros textos para formar a fundação do cânone cristão, que acabou por se tornar a Bíblia que conhecemos hoje. Mas o que o mundo não sabe é que Paulo pode ter escrito outra carta - uma carta que fala de homens e mulheres que, embora filhos de homens, possuem dons espirituais misteriosos. Quando um monge, reivindicando inspiração divina, copiou esta missiva não canonizada - e a ilustrou com a visão magnificente de uma bela mulher, que a profecia dizia ser a primeira dos Dotados -, foi submetido a uma morte ardente.
Mas, de alguma forma, a carta sobreviveu...

Agora, gerações depois, chegou a altura de os Dotados se reunirem. A bela curandeira, o sábio sacerdote, o cavaleiro com fé suficiente para abandonar a Igreja - todos regressarão a Siena para enfrentar inimigos dentro e fora das suas próprias fileiras. Mas, à medida que os seus dons se tornam mais fortes, cresce também o poder daqueles que querem destruí-los. Têm de correr contra o tempo para encontrar os restantes Dotados e para decifrar a profecia que adivinhou a sua chegada. Pois apenas através da combinação dos seus poderes conseguirão escapar àqueles que estão decididos a destruí-los e revelar o segredo da carta que determinará o destino da Igreja... e do mundo.

Opinião
Começo por dizer que este livro foi mais um dos que chegaram de casa de senhor meu pai, num lote com outros títulos interessantes, sendo que desconhecia por completo a autora e a história que tinha pela frente. Mal sabia eu no que me estava a meter...

Isto porque estamos a falar de um livro que marca o início de uma trilogia. Trilogia essa que não veio toda junta morar para minha casa. Pior, estes livros estão TODOS esgotados. Nem a Wook me conseguiu salvar, meus amigos. E isto é um grave problema, porque já não tenho idade para ficar ansiosa para descobrir como termina a história que me querem contar. Gosto de ler tudo de uma assentada para que não entre numa espiral de ansiosa curiosidade.

O que se tem traduzido numa busca incessante por pessoas que queiram vender estes livros e permitir que saiba tudo sobre Os Dotados. Felizmente, metade desta tarefa foi concluída com sucesso. Consegui comprar, através do OLX, o último livro. A má notícia é que está a ser deveras difícil encontrar o segundo livro, intitulado O Mapa de Vidro. Por isso, se tiveres este livro perdido aí por casa ou conheças quem tenha e queira desfazer-se dele, fala comigo, ok??

Pela minha vontade de encontrar os livros que me faltam, já deves ter percebido que o livro de que te venho falar hoje é muito bom. É uma história invulgar e talvez não prendesse a minha atenção se o tivesse visto à venda por aí. A sinopse não lhe faz a devida justiça, não por estar mal escrita, mas porque os mistérios que se encerram neste livro são muito mais interessantes do que se poderia prever.

No início estava curiosa e os primeiros capítulos revelaram-se impossíveis de largar. Depois, esmoreceu um pouco e andei ali um pouco por andar, mais por teimosia que por real interesse. Até que, a dada altura, fiquei verdadeiramente presa à trama e já não consegui parar mais. A premissa encontra-se numa carta, atribuída a Paulo, que não terá sido aprovada pela Igreja para constar na versão da Bíblia que hoje conhecemos.

Uma carta profética, e por isso considerada herética pela Igreja, que terá sido ilustrada com imagens reveladoras de pessoas que, séculos depois, se encontram misteriosamente para levar a cabo a missão das suas vidas e salvarem a Igreja e o mundo. Durante este primeiro livro, A Carta Proibida, acompanhamos o encontro entre a Curandeira e o padre sábio e, por fim, o homem de fé. A este trio prometem juntar-se muitos outros, sendo que quando todos Os Dotados se reunirem serão donos de uma força imparável.

Eu, mulher sem Fé, espanto-me com as provas dadas por estes protagonistas e pela forma como seguem um desígnio desconhecido guiados por essa força misteriosa. E, claro, temos uma rapariga de coração partido, quase pronta para se voltar a apaixonar, agora por um homem de valores semelhantes e que possa ser o companheiro que precisa num momento em que corre tantos perigos. A atracção entre eles é tão forte que se percebe logo, no primeiro instante do seu encontro. E vai crescendo de tal forma, que só me resta esperar pelo segundo livro para descobrir de que forma irá evoluir e concretizar-se.

Devido a esta condicionante de o livro não se encontrar disponível para compra, ainda pensei em não publicar aqui a minha opinião. Mas gostei tanto dele que achei que merecia uma partilha, pois certamente existem muitas formas de encontrarmos o livro que queremos. Por exemplo, se nos próximos dias não encontrar o livro que me falta, irei procurá-lo na Biblioteca da minha cidade. Ainda que queira muito ter a trilogia completa, a curiosidade de ler fala mais alto e pode muito bem ser assim saciada.

"Talvez estivesse à espera de retomar a sua vida aqui em Siena, depois da peregrinação, imaginando que a sua vida como mulher sozinha era algo que podia controlar. Mas, nesta época, uma mulher sozinha era uma propriedade para ser adquirida, e apenas as mais inteligentes e astutas escapavam."

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter