expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 22 de maio de 2018

#Livros - Grey, de E. L. James



Sinopse

Veja o mundo de As Cinquenta Sombras de Grey, como se fosse pela primeira vez, através dos olhos de Christian Grey.

E. L. James oferece-nos uma nova perspectiva da história de amor que enfeitiçou milhares de leitores em todo o mundo, agora narrada pelo próprio Christian, que nos dá a conhecer os seus pensamentos e sonhos.

Christian Grey quer exercer um controlo férreo sobre todas as coisas, o seu universo é meticuloso, disciplinado e profundamente vazio - até ao dia em que Anastasia Steele dá um trambolhão no seu escritório, numa confusão de pernas bem torneadas e revoltos cabelos castanhos. Ele bem tenta esquecer que a conheceu, mas em vez disso é invadido por um turbilhão de emoções que não consegue compreender... e ao qual é incapaz de resistir. Ao contrário de todas as mulheres que conheceu antes, a tímida Ana parece conseguir vê-lo como ele realmente é - um coração frio e ferido que a faceta de génio dos negócios e o estilo de playboy não conseguem esconder.

Será que possuir Ana será suficiente para que Christian se livre dos horrores de infância que ainda hoje o perseguem, noite após noite? Ou será que os seus negros desejos sexuais, a sua obsessão pelo controlo, e o ódio contra si mesmo que lhe preenchem a alma vão afastar Ana e destruir para sempre a frágil esperança que ela lhe oferece?

Opinião

Depois de um pequeno interregno na história sombria de E. L. James, cá voltamos para conversar sobre os fascinantes Christian Grey e Anastasia Steele. Apesar de já conhecermos a história completa, desta vez, a mesma será contada através das palavras e dos sonhos de Christian. Enfim, todo um novo mundo de descobertas para serem feitas e assuntos para serem aprofundados.

É como entrar num filme, sabendo como termina, mas tendo acesso a pormenores e novos factos que compõem a percepção que tínhamos antes da leitura. Até porque para todas as histórias existem sempre duas versões. E depois de termos total acesso aos pensamentos engraçados e confusos de Miss Steele, está na hora de mergulhar nas memórias sombrias e nos pensamentos perversos de Mister Grey.

Já o disse anteriormente, mas tenho de me repetir, pois Christian Grey é um personagem muito mais interessante e completo do que a sua namorada. As suas sombras apenas foram reveladas à superfície, nos livros anteriores. Após a leitura deste novo livro, percebi o tanto que ficou por explorar, por divulgar. E o quanto tudo isso é interessante e de valor para quem apreciou a história e não apenas as cenas de sexo escaldante.

Essa torna-se, de facto, a parte menos interessante do livro porque as cenas são iguais às descritas anteriormente e não existe muito a acrescentar aos relatos feitos por Ana. É mais do mesmo, numa perspectiva masculina, mas que não traz nada de novo e relevante para o enredo. Agora percebo o que algumas pessoas disseram acerca da dificuldade que sentiram em levar o livro até ao fim. Afinal, as cenas que inicialmente eram novas e diferentes, com uma segunda leitura só se transformam em entediantes e aborrecidas. Portanto, um ponto que a autora poderia ter melhorado, poupando a nossa paciência e muito papel.

No entanto, entrar na estranha mente de Christian e ter um vislumbre dos seus fantasmas e do que o atormenta é fascinante. Enquanto que Anastasia ficava perdida, sem saber o que o fazia oscilar entre a boa disposição e o mau humor, agora temos acesso aos pensamentos por trás do semblante com o qual pretendia mascarar os seus sentimentos. E como são profundos e complexos os sentimentos deste homem, minha gente!

Só aqui tomamos consciência do quanto este homem estava apaixonado, muito antes de sequer parecer estar. Sem sequer se ter dado conta, pois esse era um sentimento desconhecido para ele até então. Os seus pensamentos traem as suas palavras e até os seus actos. Ele até pode acreditar que procura uma submissa e que é assim que se sente feliz e satisfeito, afinal nunca conheceu outra realidade diferente dessa. Mas a verdade é que a dor de Ana e as marcas que lhe deixa no corpo começam a suscitar confusão e incompreensão. As suas reacções são cada vez mais distantes do que costumavam ser e isso, por si só, seria um indício a ter em conta para qualquer homem mais experiente nas coisas do amor.

Não é o caso de Mr. Grey. Mesmo a sua relação com a família adoptiva é dúbia. Embora todos se mostrem verdadeiramente interessados no bem estar de Christian e determinados a fazer parte da sua vida, a sua auto-estima é de tal forma baixa que está constantemente a ler erradamente os sinais que todos eles lhe dão. A sua beleza, a postura confiante e até intimidadora apenas servem como máscara para a sua insegurança e para esconder o quanto se despreza a si próprio.

É uma viagem bem mais sombria e misteriosa a que fazemos neste livro. Os momentos de humor já não marcam presença como anteriormente, porque a própria personagem não tem muito dessa qualidade em si. No entanto, pergunto-me como seria para alguém ler o relato ao contrário. Se, em primeiro lugar, lessem a versão pelos olhos de Christian e só depois fossem ler a verão contada pela romântica Anastasia. Alguém está, por acaso, a fazer isto neste momento? Teria muito interesse em ouvir a tua opinião!

Posto isto, quero apenas dizer que, se gostaste dos livros anteriores, tu não deves, tu precisas de ler este livro e perceber o tanto que ainda tens para descobrir! No entanto, se te encontras entre os que desistiram do livro e nem percebeste como isto termina, aconselhava-te a dares uma oportunidade a este porque pode ser que tenhas uma agradável surpresa. Da minha parte, só me resta agarrar já a sequela que se encontra na minha mesa de cabeceira.

"A sua infelicidade desesperada encontra eco numa versão mais jovem e desconsolada de mim mesmo. Tento abafar as memórias, mas a zanga e a desolação dos meus anos de adolescência vêm à tona e não desaparecem. Isso traz-me à memória a minha dor e a forma como descarregava em toda a gente quando era jovem. Tive muitos pensamentos suicidas, mas resisti sempre, por causa de Grace. Sabia que ela ficaria devastada." 

Podes comprar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis, ou encomendar a versão em inglês na Book Depository, com 18% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.

E não te esqueças de ler a opinião sobre os livros anteriores de E. L. James: 

As Cinquenta Sombras de Grey
As Cinquenta Sombras Mais Negras
As Cinquenta Sombras Livre

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter